Apoio Domiciliário

A Resposta Social de Apoio Domiciliário consiste em prestar cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a idosos e famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos, evitando ou retardando a sua institucionalização. Este serviço pretende assegurar aos indivíduos e famílias a satisfação das suas necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e colaborar na prestação de cuidados de saúde. 

 

Destinatários:

Indivíduos e famílias que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não conseguem assegurar no domicílio, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ ou as atividades da vida diária.

 

Horário:

Dias úteis das 09h00 às 18h00

 

Capacidade:

30 utentes

 

Serviços:

  • Alimentação
  • Higiene pessoal e cuidados de imagem
  • Higiene habitacional
  • Tratamento de roupas (com recolha e entrega no domicílio)
  • Acompanhamento psicossocial
  • Apoio na aquisição de bens alimentares ou outros artigos
  • Auxílio no contacto com o exterior
  • Acompanhamento ao nível da saúde:
    • Médico duas vezes por semana na instituição (com possibilidade de consulta nas instalações da mesma, sendo assegurado o transporte ao idoso, ou no domicílio, caso esteja impossibilitado de se deslocar)
    • Serviço de Enfermagem permanente (com possibilidade de assistência na instituição, sendo assegurado o transporte ao idoso, ou no domicílio, caso esteja impossibilitado de se deslocar)
    • Acompanhamento a consultas médicas e exames auxiliares de diagnóstico

 

Documentos necessários para formalizar a inscrição:

  • Cartão do Cidadão
  • Bilhete de Identidade (caso seja portador de BI, deve anexar os seguintes documentos):
    • Número de Identificação Fiscal (NIF)
    • Cartão de Beneficiário ou Pensionista (NISS)
    • Cartão do Serviço Nacional de Saúde
  • IRS e respetiva nota de liquidação do agregado familiar
  • Comprovativo(s) de pensão(ões) em vigor
  • Identificação da medicação crónica
  • Relatórios médicos e de exames complementares de diagnóstico recentes
eventos idosos
01  outubro
Reabertura do Centro de Dia 
03  maio
Assembleia Geral 26 de maio de 2021 - via ZOOM No âmbito da Situação de Calamidade que o país atravessa, a Mesa da Assembleia do Centro de Bem Estar Social de Marinhais vem por este meio informar que a Assembleia Geral agendada para 26 de maio de 2021 pelas 20h será realizada através dos meios digitais, via ZOOM, pelo que se solicita que os sócios interessados em estar presente devem até às 20h do dia 25 de maio 2021, enviar o seu endereço de email e o seu respetivo número de sócio para geral@cbesmarinhais.pt no sentido de ser enviado o link de acesso, com vista à sua participação na referida Assembleia Geral.
notícias idosos
03  maio
Assembleia Geral 26 de maio 2021  
26  março
Informação aos Sócios  Informamos os Sócios do Centro de Bem Estar Social de Marinhais que podem regularizar o pagamento das suas quotas através de transferência bancária para o nosso IBAN PT50 0045 5271 4006 4531 3706 3. Obrigado pelo seu contributo.
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