Rendimento Social de Inserção

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é um apoio social destinado a proteger os indivíduos/ famílias que se encontrem em situação de pobreza extrema. Esta medida é constituída por uma prestação pecuniária que visa assegurar as necessidades básicas dos indivíduos/ famílias, abrangidos pela medida. No âmbito da medida do RSI, os beneficiários celebram e assinam um contrato de inserção que engloba um conjunto de deveres e direitos, com vista à sua integração social e profissional.

Em 2007, entrou em funcionamento nas instalações do Centro de Bem Estar Social de Marinhais, a Equipa do Rendimento Social de Inserção de Salvaterra de Magos, na sequência de um protocolo celebrado entre o CBES de Marinhais e o Centro Distrital da Segurança Social de Santarém. Este protocolo abrange o acompanhamento de 160 agregados familiares, encontrando-se contempladas no mesmo, todas as famílias do concelho de Salvaterra de Magos e uma parte dos agregados familiares do Concelho de Benavente.

Através da medida do Rendimento Social de Inserção, objetiva-se assegurar aos beneficiários, recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas e para o favorecimento de uma progressiva inserção social, laboral e comunitária, culminando este objetivo na autonomização dos beneficiários abrangidos.

Na sua intervenção, a Equipa desenvolve várias atividades, tais como:

  • Atendimentos;
  • Visitas Domiciliárias;
  • Acompanhamento individualizado aos agregados familiares ;
  • Elaboração de Relatórios Sociais;
  • Planeamento Semanal;
  • Reuniões de Equipa;
  • Registo de Diligências (em ASIP);
  • Elaboração, assinatura e avaliação de Contratos de Inserção;
  • Participação em reuniões do NLI;
  • Elaboração de estatísticas mensais e trimestrais do trabalho desenvolvido;
  • Elaboração de relatórios semestrais, relatório de atividades e o Plano de Ação;
  • Articulação com outros Serviços/Instituições.

 

A Equipa está sediada no CBES de Marinhais. O seu período de funcionamento decorre de segunda a sexta-feira das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30.

 

A Equipa desloca-se às diferentes freguesias de Salvaterra de Magos para efetuar atendimento, mediante marcação prévia, no seguinte horário:
 
Segunda-feira das 10h00 às 12h00 – União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra – Foros de Salvaterra (Dr.ª Joana Lavado)
 
Terça-feira das 14h00 às 16h00 – União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra – Salvaterra de Magos (Dr.ª Marta Rodrigues)
 
Terça-feira das 14h00 às 16h00 – CBES Marinhais (Dr.ª Andreia Vaz)
 
Quarta-feira das 10h00 às 11h00 – Junta de Freguesia de Muge (Dr.ª Marta Rodrigues/ Dr.ª Joana Lavado)
 
Quarta-feira das 11h15 às 12h15 – Junta de Freguesia de Granho (Dr.ª Marta Rodrigues)
 
Sexta-feira das 10h30 às 12h00 - Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo (Dr.ª Joana Lavado)
 

 

No concelho de Benavente, o atendimento e acompanhamento às famílias é assegurado às quartas-feiras, semanalmente, por todos os técnicos da Equipa.

 

Contactos:

263 098 212

925 292 463

 

eventos comunidade
20  novembro
Dia do Pijama Dia do Pijama
24  novembro
Assembleia Geral 24 Novembro 2020 - via ZOOM Realização da Assembleia Geral de 24 de novembro será realizada via ZOOM.
notícias comunidade
01  outubro
Reabriu o Centro de Dia do CBESMarinhais  Reabriu hoje, no dia Internacional do Idoso, a nossa resposta social de Centro de Dia. Ao abrigo de todas as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde o nosso Centro reabriu as suas portas acolhendo os idosos que pretenderam regressar. Os nossos restantes utentes permanecem em casa mantendo o nosso Apoio Domiciliário.
01  setembro
Mãe Galinha arranque do Ano Letivo 2020/2021  Iniciou no passado dia 01 de setembro 2020 o ano letivo 2020/2021 na Creche, Jardim de Infância e CATL da Mãe Galinha. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, e tendo por base todas as normas de segurança sanitária da Direção Geral de Saúde, a Mãe Galinha continua a contribuir para o crescimento e desenvolvimento das crianças que acolha e apresenta-se como parceira de todas as familias que em tempos desafiantes confiam os seus filhos à Instituição.
os nossos parceiros:
a sua opinião é
importante para nós
subscrever
newsletter
visite a nossa
galeria
CBES MARINHAIS © 
Todos os direitos reservados 
Site by bomsite.com