Rendimento Social de Inserção

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é um apoio social destinado a proteger os indivíduos/ famílias que se encontrem em situação de pobreza extrema. Esta medida é constituída por uma prestação pecuniária que visa assegurar as necessidades básicas dos indivíduos/ famílias, abrangidos pela medida. No âmbito da medida do RSI, os beneficiários celebram e assinam um contrato de inserção que engloba um conjunto de deveres e direitos, com vista à sua integração social e profissional.

Em 2007, entrou em funcionamento nas instalações do Centro de Bem Estar Social de Marinhais, a Equipa do Rendimento Social de Inserção de Salvaterra de Magos, na sequência de um protocolo celebrado entre o CBES de Marinhais e o Centro Distrital da Segurança Social de Santarém. Este protocolo abrange o acompanhamento de 160 agregados familiares, encontrando-se contempladas no mesmo, todas as famílias do concelho de Salvaterra de Magos e uma parte dos agregados familiares do Concelho de Benavente.

Através da medida do Rendimento Social de Inserção, objetiva-se assegurar aos beneficiários, recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas e para o favorecimento de uma progressiva inserção social, laboral e comunitária, culminando este objetivo na autonomização dos beneficiários abrangidos.

Na sua intervenção, a Equipa desenvolve várias atividades, tais como:

  • Atendimentos;
  • Visitas Domiciliárias;
  • Acompanhamento individualizado aos agregados familiares ;
  • Elaboração de Relatórios Sociais;
  • Planeamento Semanal;
  • Reuniões de Equipa;
  • Registo de Diligências (em ASIP);
  • Elaboração, assinatura e avaliação de Contratos de Inserção;
  • Participação em reuniões do NLI;
  • Elaboração de estatísticas mensais e trimestrais do trabalho desenvolvido;
  • Elaboração de relatórios semestrais, relatório de atividades e o Plano de Ação;
  • Articulação com outros Serviços/Instituições.

 

A Equipa está sediada no CBES de Marinhais. O seu período de funcionamento decorre de segunda a sexta-feira das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30.

 

A Equipa desloca-se às diferentes freguesias de Salvaterra de Magos para efetuar atendimento, mediante marcação prévia, no seguinte horário:
 
Segunda-feira das 10h00 às 12h00 – União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra – Foros de Salvaterra (Dr.ª Joana Lavado)
 
Terça-feira das 14h00 às 16h00 – União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra – Salvaterra de Magos (Dr.ª Marta Rodrigues)
 
Terça-feira das 14h00 às 16h00 – CBES Marinhais (Dr.ª Andreia Vaz)
 
Quarta-feira das 10h00 às 11h00 – Junta de Freguesia de Muge (Dr.ª Marta Rodrigues/ Dr.ª Joana Lavado)
 
Quarta-feira das 11h15 às 12h15 – Junta de Freguesia de Granho (Dr.ª Marta Rodrigues)
 
Sexta-feira das 10h30 às 12h00 - Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo (Dr.ª Joana Lavado)
 

 

No concelho de Benavente, o atendimento e acompanhamento às famílias é assegurado às quartas-feiras, semanalmente, por todos os técnicos da Equipa.

 

Contactos:

263 098 212

925 292 463

 

eventos comunidade
01  outubro
Reabertura do Centro de Dia 
15  novembro
Workshop Educar pela Positiva 
notícias comunidade
19  novembro
Assembleia Geral Ordinária do CBES Marinhais  
01  novembro
Assembleia Geral 18 de novembro 2021  No próximo dia 18 de novembro de 2021 terá lugar a Assembleia Geral do CBES Marinhais com a seguinte ordem de trabalhos: 1) Apreciar e votar o Orçamento Ordinário para 2022, ouvido o parecer do conselho fiscal. 2) Apreciar e votar o Plano de Atividades para 2022. 3) Informações.
os nossos parceiros:
a sua opinião é
importante para nós
subscrever
newsletter
visite a nossa
galeria
CBES MARINHAIS © 
Todos os direitos reservados 
Site by bomsite.com